Catálogo nacional de produtores biológicos e sustentáveis.

Uma iniciativa do CoLAB

Efetue login em biolog.pt

caso ainda não o tenha feito!

Se ainda não se registou, registe-se aqui!

DISTINGUIR E DIVULGAR O QUE DE MELHOR  EM BIO, 

SE FAZ EM PORTUGAL!

Anualmente, com as distinções biolog, premiamos e destacamos os melhores de Portugal! 

Seja o produtor (ou operador) biológico de referência bio, distinguido, na próxima edição.

QUER SABER COMO?

Tem de estar registado no biolog – Se ainda não está, registe-se aqui

Ser detentor de certificação biológica para participar nas distinções biolog 2025

Envie um email com a sua história para biolog@biolog.pt (máximo de 2 páginas A4).

Até dia 12 de novembro

A sua história será analisada e categorizada para 4 distinções:

Inovação – O projeto biológico mais inovador : A história que mais se destaca quanto à originalidade e/ou inovação apresentada justificando a criação de valor (económica, social e/ou ambiental). 

Sustentabilidade Social : A história que mais se destaca quanto ao impacto que promove na comunidade em qualquer um dos eixos da sustentabilidade, isto é, pela sua capacidade de criar emprego, inovar, dinamizar o mercado e potenciar o desenvolvimento económico local ou nacional, capacidade de apoiar comunidades mais vulneráveis e/ou promover educação, potenciar a manutenção dos recursos naturais, entre outros. 

Regenerativo : A história que mais se destaca quanto à capacidade de promover a regeneração de ecossistemas e recursos naturais.

Prémio do Público: Cabe ao público decidir qual das histórias merece este reconhecimento especial.

 EM 2024, ESTES FORAM OS OPERADORES RECONHECIDOS.

Inovação - Projeto mais inovador

Quinta Acushla | Clara Paredes Castro

O Acushla nasceu da paixão de Joaquim Moreira e do desejo de unir gerações em torno da oliveira – símbolo de resistência, beleza e espiritualidade. Foi na Quinta do Prado, em Vila Flor (Trás-os-Montes e Alto Douro), que este projeto encontrou o local ideal para produzir um azeite de excelência. Com mais de 70.000 oliveiras cultivadas em Modo de Produção Biológico, o Acushla reflete um compromisso profundo com a sustentabilidade e o respeito pela natureza, traduzindo literalmente o seu nome celta: “beat of my heart”.

Sustentabilidade Social

Agro-Pecuária Realidanha | Tiago Lourenço e Ricardo Araújo

Na histórica Egitânia, berço de suevos e visigodos, Tiago Lourenço e Ricardo Araújo trocaram a Grande Lisboa pela Beira Baixa para produzir azeite extra virgem biológico e criar ovinos Merino da Beira Baixa, raça autóctone da região.
Com práticas em Modo de Produção Biológico, preservam o património natural e paisagístico dos olivais tradicionais, unindo tradição e regeneração num projeto exemplar de agricultura sustentável.

Agricultura Regenerativa

Monte da Silveira | João Valente e Diogo Pinho

Na Beira Baixa, a Herdade Monte da Silveira é um exemplo de como a agricultura pode regenerar a terra e fortalecer a ligação entre o homem e a natureza.
Com mais de 700 hectares em Modo de Produção Biológico desde 1999, é um laboratório vivo de práticas sustentáveis, dedicado à valorização do solo, da biodiversidade e dos ecossistemas — uma verdadeira referência da agricultura regenerativa em Portugal.

EM 2023, FORAM ESTES OS OPERADORES  DISTINGUIDOS.

Inovação - Projeto mais inovador

Quinta da Palmeirinha | Fernando Paiva

Fernando de Magalhães Pinto de Paiva, 79 anos. Viticultor, frequentou vários cursos e conferências, no âmbito da Agricultura Biológica e Biodinâmica. Obteve certificação biológica, em 2004 e biodinâmica, em 2008, para dois produtos: sumo de uva e vinho. 2017 foi o ano da consagração, comprovadamente, a Flor de Castanheiro é um excelente conservante para o vinho, substituindo os sulfitos com enorme segurança. Um grande passo para a preservação da saúde dos consumidores.

Sustentabilidade Social

Biofrade | Vitor Gomes

Na Biofrade a agricultura Biológica está presente desde 1991, sempre com a necessidade de inovar ao longo dos tempos. Como forma de cativar mais consumidores foi alargando o espectro dos produtos em oferta, produzindo mais de 40 espécies de hortícolas diferentes. Atualmente, serve em média cerca de 200 refeições diárias nas suas 3 lojas e fornece cantinas em algumas escolas em que os alunos usufruem de refeições bio.

Agricultura Regenerativa

Agro-pecuária Pecuturis | Frederico Macau Pereira

A sociedade Agro-pecuária Pecuturis nasceu no ano de 2011, mas foi em 2016 que começaram a procurar alternativas ao modelo vigente. As grandes mudanças passaram pela adoção de um pastoreio rotacional não seletivo, a não mobilização do solo, o abandono total de todos e quaisquer químicos, a não desparasitação dos animais, a tentativa de ter o solo coberto a maior parte do ano, grandes períodos de descanso por forma a promover o renovo.

EM 2022, DESTACARAM-SE ESTES OPERADORES.

Inovação - Projeto mais inovador

Bio-Freixo | Gilberto Pintado

Fundada por Gilberto Pintado em Freixo de Espada à Cinta, a BIO-Freixo produz alimentos e bebidas 100% biológicos e biodinâmicos, incluindo azeite, vinagre, vinho, cerveja e whisky.
Com presença em Portugal e na Europa, o projeto é um exemplo de inovação, sustentabilidade e excelência na agricultura biológica.

Sustentabilidade Social

Bio Azórica

Fundada em 2001, a Bio Azórica promove produtos biológicos, valorizando biodiversidade e sustentabilidade.
Com pontos de venda em Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, oferece hortofrutícolas, mercearia, carne, ovos e serviços de restauração.
A cooperativa organiza ainda formações, workshops e a Bio Feira, divulgando o Modo de Produção Biológico na Ilha Terceira.

Agricultura Regenerativa

Tinália, Lda. - Herdade do Escrivão | Miguel Valente

Com 25 anos de experiência, a Herdade do Escrivão produz produtos biológicos e biodinâmicos (certificação DEMETER), valorizando a biodiversidade, raças autóctones e sustentabilidade ambiental.
Os produtos chegam a supermercados biológicos, lojas gourmet e exportação, combinando qualidade, tradição e responsabilidade social, com reconhecimento em selos como Natural.pt, Geoproduto e Portugal Sou Eu.