Widget Image

Catálogo nacional de produtores biológicos e sustentáveis.

Uma iniciativa do CoLAB

Efetue login em biolog.pt

caso ainda não o tenha feito!

Se ainda não se registou, registe-se aqui!

A PRODUÇÃO ALIMENTAR TEM DE SER SUSTENTÁVEL E REGENERATIVA

Sustentável

É “ satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades, garantindo o equilíbrio entre o crescimento económico, o cuidado com o ambiente e o bem-estar social.

in Relatório Brundtland, 1987.

Regenerativa

Que tem capacidade de, regenerar” Verbo transitivo – Tornar a gerar;  Dar vida a; Restaurar; Reformar;  Melhorar; Aperfeiçoar
 Verbo pronominal  – Reconstituir-se: formar-se de novo; Reabilitar-se; Corrigir-se”

Dicionário Língua Portuguesa.

O conceito de sustentabilidade é muito complexo. Na sua forma geral considera as três dimensões: ambiente, economia e sociedade e, no que à produção alimentar diz respeito, o reconhecido triangulo da sustentabilidade relembra que na dimensão:

Ambiental – os recursos naturais têm de ser conservados e geridos e em particular, os não renováveis ou basilares ao suporte de vida. Devem ser minimizados os impactos negativos no meio ambiente (ar, água,  solo, preservar a biodiversidade). Proteger e melhorar a qualidade do ambiente, promover a produção e consumo responsáveis.

Social – Deverá promover uma sociedade justa, inclusiva e de distribuição equitativa de bens (incluindo alimento de Qualidade – quantidade e qualidade nutricional necessária) com foco na eliminação da pobreza é essencial.

 

 

Económica –  Deverá promover atividades agro-alimentares eficientes, capazes de gerar riqueza e empregos dignos.

Exigentes desafios climáticos, transpostos nas Políticas Europeias estabelecem grandes metas para práticas mais sustentáveis. A destacar, 25% de toda a superfície agrícola útil europeia em modo de produção biológico até 2030 (fonte Green Deal)

A agricultura biológica é um modo de produção sustentável regulado, com normas detalhadas e iguais para todos, cujo controlo e certificação é realizada por organismos acreditados para o efeito.

Não utiliza químicos de síntese (pesticidas ou adubos).
Respeita o bem-estar animal.
Respeita a natureza, os seus ciclos e as necessidades naturais de cada espécie.

É um regime produtivo que tem em conta a diversidade e sua importância.
Contribui para manutenção dos recursos.

E como surge o biolog?

Surge,

para agregar e divulgar os operadores em modo de produção biológico num único espaço e promover a produção biológica nacional;

para divulgar todos os operadores que se queiram juntar a este movimento tão importante de contribuir para uma produção alimentar mais equilibrada e amiga do ambiente;

para promover aqueles que desenvolvem práticas com impacto positivo no ecossistema e assim, promover produtores e produtos produzidos de forma mais sustentável e contribuir para que o seu mercado seja ainda mais valorizado;

para ajudar na transição e contribuir para mais rápida conversão de modos mais intensivos ou tradicionais, sem respeito pelos recursos, para modos de produção mais amigos do ambiente e com menor pegada ecológica.

Como funciona?

1

Com o registo prévio dos produtores, preparadores, transformadores e pontos de venda nacionais criámos um catálogo dinâmico e gratuito.

2

Aqui pode encontrar informação detalhada de cada operador desde, georreferenciação, localização, contactos, áreas, produto e práticas agrícolas.

3

Poderá contactar com todos os intervenientes assim como ter acesso a informação técnica e legal.

Está interessado em fazer parte desta mudança?